Make your own free website on Tripod.com
TERAPIA AUTOGÉNEA     |     home
As origens da Terapia Autogénea   |   O curso da Terapia Autogénea   |   O processo autogéneo   |   Aplicações clínicas da Terapia Autogénea   |   Questionário   |   Contacte-nos



O curso da Terapia Autogénea

O núcleo da Terapia Autogénea é constituído por um curso durante o qual se aprendem exercícios mentais simples que conduzem a estados profundos de relaxação.

No seguimento de uma primeira consulta individual, as técnicas são ensinadas individualmente ou em pequenos grupos. Normalmente o curso consiste de 9 sessões, que se realizam uma vez por semana, com a duração de cerca de  hora e meia, dependendo do número de participantes. Há uma sessão extra 4 a 6 semanas após o final do curso para avaliação do progresso e de resultados.

Os exercícios consistem de fórmulas simples que são repetidas silenciosamente enquanto é mantido contacto mental com diversas partes do corpo.  Devem ser praticados três vezes por dia mantendo-se um registo breve das experiências num diário.

No início, a TA deve ser praticada num ambiente tranquilo com uma temperatura agradável  não sendo necessário vestir roupas especiais. São utilizadas posições específicas no sentido de reduzir distracções e minimizar os estímulos exteriores.

Próximo do fim do curso, as pessoas já devem ser capazes de praticar a TA em diversas situações da vida quotidiana:  enquanto viajam num comboio ou autocarro, enquanto têm alguns minutos livres no escritório, ou enquanto esperam num consultório médico.

Além dos exercícios de relaxação, também são ensinados exercícios complementares que podem ajudar a resolver problemas emocionais, tais como, tristeza, irritação, ansiedade, etc.